Apontamentos Sobre os Conteúdos Elencados Para a Educação Física na Matriz Curricular do Estado do Ceará

Por: A. J. S. Silva, A. N. Farias, J. Aquino, J. R. F. Júnior, L. L. Rocha e M. F. Lacerda.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

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Resumo

O estudo tem como objetivo, verificar os conteúdos apontados na matriz curricular do ensino médio do estado do Ceará. A temática acerca dos conteúdos de ensino é elemento de estudo da área educacional, sendo uma temática conflituosa tanto no campo científico como na prática de ensino, esse cenário acerca da escolha e efetivação dos conteúdos, enquanto saberes universais na escola, provocam diversas interpretações, pois ao elencar e hierarquizar os "conteúdos válidos" questiona-se que função queremos que estes cumpram, em relação aos indivíduos e a sociedade que pretende-se desenvolver. Ao objetar essas questões, nos encontramos diante de uma variedade de perspectivas educacionais. No que se refere ao estudo dos conteúdos na área da Educação, e particularmente na educação física, busca-se clarificar a condição para se formular uma fundamentação didática e pedagógica para prática de ensino. O enfoque metodológico que foi utilizado para o desenvolvimento dessa pesquisa e para melhor definição dos instrumentos de investigação, foi o qualitativo. Os critérios adotados para escolha e definições da Matriz investigada foram: 1 - analisar os conteúdos apontados na educação física nas três séries do ensino médio; 2 - ser a mais atual e disponível no site da Secretaria de Educação Estadual, até a data de 02 de fevereiro de 2015. Em se tratando de professores de Educação Física da Secretaria Estadual do Ceará (SEDUC - CE), optamos por analisar a Matriz Curricular com a qual trabalhamos. A estratégia de investigação foi a seguinte: a) analisar a Matriz com foco no conteúdo; b) levantamento e agrupamento dos conteúdos para análise. A análise dos resultados foi realizada com base na técnica de análise temática para determinação de categorias. Destacados nessa análise, em primeiro momento a ausência de um texto que contextualize, justifique e dê significado a organização curricular e ao professor de educação física, causando uma falta de identidade da proposta, para ficar clarificar, qual educação física escolar pretende se conceber.Seguindo-se de uma análise mais específica dos conteúdos apresentados para cada série e etapa, pode-se perceber de forma clara a presença dos conteúdos de uma perspectiva voltada ao caráter biológico, aptidão física relacionada à saúde (AFRS). Quando encontramos 8 conteúdos com temáticas de saúde e apenas 3 voltados para uma concepção mais crítica propõem-se que, a intencionalidade da matriz deva avançar sobre os conteúdos da educação física em uma dimensão que aborde além do corpo biológico, questões sociais, como cidadania, diversidade, igualdade, justiça social, conflitos, valores, dependência/independência, diferenças regionais/nacionais.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

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