Apreciação da Base Nacional Comum Curricular e a Educação Física em Foco

Por: Laíne Rocha Moreira, Marcos Renan Freitas de Oliveira, , Meriane Conceição Paiva Abreu e Suziane Chaves Nogueira.

Motrivivência - v.28 - n.48 - 2016

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Resumo

O presente artigo analisa o manuscrito da Base Nacional Comum Curricular e compreende a concepção de Educação Física por ele proposta. Identifica a concepção atribuída à educação física pela Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, utiliza a análise bibliográfica e documental (Base Nacional Comum Curricular), a dialética como método e aplica a análise de conteúdo, para tratar os dados. Constata que a Base Nacional Comum Curricular localiza a educação física na área da linguagem e a filia a um ecletismo no que diz respeito a sua concepção e corpo de conhecimento específico, gerando dada incoerência nos conteúdos e nos processos formativos deste campo de conhecimento. Concluiu que o manuscrito concretiza uma aliança entre educação e capital, defendendo os interesses dos grupos hierárquicos centrais, transformando o direito à educação em serviço mercadológico.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p61

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