Resumo

O presente estudo buscou refletir sobre a questão da atuação do professor de educação física nas séries iniciais, considerando-se que no estado de São Paulo houve um hiato entre os anos de 1995 quando houve a suspensão das aulas e 2003 com o retorno das aulas de Educação Física para séries iniciais. O objetivo desta pesquisa foi constituir junto com os professores uma nova ação pedagógica a partir de referenciais de mudança. Procurando destacar as experiências e vivências dos professores A presente pesquisa é de natureza qualitativa com referencial teórico na pesquisa colaborativa. A preocupação desta pesquisa foi procurar investigar como os professores de Educação Física podem construir um trabalho coletivo em que as dimensões da teoria e da prática se relacionem de forma integrada, recíproca e unitária. Princípios e fundamentos para a prática pedagógica em Educação Física Escolar que se pretende libertadora e conscientizadora do corpo em movimento são analisados. A pesquisa configurou-se em duas etapas. Na primeira etapa, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental na qual buscamos organizar um material bibliográfico que nos pudesse fornecer uma fundamentação teórica para a pesquisa. A pesquisa documental, também foi importante para nos fornecer dados sobre os sujeitos históricos, ações governamentais e opções políticas que permearam o objeto de estudo da pesquisa. Na segunda etapa, realizamos uma pesquisa de campo junto a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, que contou com a participação de 26 professores de Educação Física atuantes nos Ciclo I, 01 professor de Educação Física que atua nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 01 Assistente Técnico Pedagógico; 01 Dirigente de Ensino, 01 colaboradora e o pesquisador. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semi-estruturadas e observações dos encontros neste grupo de pesquisa. O trabalho investigou a experiência vivida pelos professores na procura da qualidade em suas ações docentes. Ao fazermos à análise e discussão dos encontros, possibilitou-nos discutir alguns problemas da prática pedagógica e como lidar com eles, a troca de experiências, práticas e de conhecimentos teóricos que dão sentido ao ato de educar. Nos encontros não só se otimizaram e se elucidaram alguns pontos da prática pedagógica, mas, sobretudo foram encontros de descobertas, possibilitando o aumento da auto estima dos professores dando novo ânimo em busca da realização profissional com ações pedagógicas de mudança

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