Aprendizagem Baseada em Problemas: Fundamentos Para a Aplicação no Ensino Médio e na Formação de Professores

Por: Moacelio Veranio Silva Filho (Organizador), Neila Guimarães Alves (Organizador) e Renato Matos Lopes (Organizador).

198 páginas. Publiki. 2019

Send to Kindle


Sobre a Obra

PREFÁCIO

Estudos concernentes à Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação em Ciências são ainda incipientes no cenário nacional. Tendo como característica marcante o uso de problemas baseados na vida real, esta estratégia instrucional procura viabilizar a construção de uma base de conhecimentos que se estrutura em torno da resolução em grupo dos referidos problemas. É nesse contexto que também são criadas condições favoráveis para o desenvolvimento de habilidades destacadas em documentos oficiais que orientam políticas curriculares em vários países, como a aprendizagem autônoma, o trabalho em equipe e o pensamento crítico e criativo.

Dentre as temáticas investigadas por estudiosos do assunto estão a natureza dos problemas apresentados aos educandos e os processos que levam à sua construção, os métodos de avaliação empregados e os desdobramentos da aplicação da estratégia associada à formação de professores. São ainda alvo de discussão dos pesquisadores as ideias e teorias que se prestam a fundamentar teoricamente o desenvolvimento e aplicação da ABP.

As temáticas mencionadas perpassam o texto organizado por Lopes, Silva Filho e Alves no presente livro, existindo especial preocupação com o oferecimento de subsídios ao leitor com relação à caracterização da ABP no que tange aos seus conceitos centrais, ao ciclo de aprendizagem no qual se pauta e ao papel dos envolvidos nesse ciclo.

O livro trata ainda de divulgar na comunidade brasileira de educadores em Ciências os fundamentos do modelo de construção de problemas conhecido como 3C3R, pouco difundido no país, além de relatar a aplicação da estratégia em contextos escassamente investigados nessas paragens: o Ensino Médio da Educação Profissional Tecnológica e a Formação de Professores.

Seguramente há ainda um longo caminho a trilhar em direção a um ensino de Ciências que reconheça a importância da promoção de aprendizagens centradas no estudante, autodirigidas e individualizadas. A obra de Lopes, Silva Filho e Alves nos indica rotas para o alcance desse propósito à medida que contribui para possibilitar aos professores maior entendimento e consciência sobre a estratégia instrucional em questão.

Assim, o livro se constitui em leitura obrigatória para professores de Ciências nos mais variados contextos e para pesquisadores interessados na compreensão de questões vinculadas à ABP na Educação em Ciências.

Salete Linhares Queiroz

Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo

Endereço: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432641

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.