Aprendizagem de Danças Populares: Implicações dos Métodos Global e Parcial Progressivo na Aquisição e Retenção de Uma Coreografia

Por: Martinha Leila Garlet e Sara Terezinha Corazza.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.14 - n.4 - 2006

Send to Kindle


Resumo

Este estudo compara os métodos global e parcial progressivo quanto à eficiência na aquisição e retenção de movimentos de uma dança popular. Utiliza como amostragem um grupo de 24 crianças, com idade entre 10 e 11 anos, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândida Zasso do Município de Nova Palma, RS. Formaram-se dois grupos de 12 crianças: O grupo 01 trabalhou com o método global e o grupo 02 com o método parcial progressivo. Cada grupo realizou 08 sessões práticas, com intervalos de 48 horas entre elas. Ao final da oitava sessão foi realizado o teste de aquisição, e após um intervalo de 48 horas, sem prática, foi aplicado o teste de retenção para avaliar as informações retidas na memória de longo prazo. Os índices, calculados pelo teste “t” de student, apresentaram o valor de p= -0,576 no teste de aquisição, e p= -0,463 no teste de retenção. Pelo que se constata não ocorreu diferença significativa entre o método parcial progressivo e o método global quanto aos níveis de eficiência na aprendizagem da coreografia de uma dança popular.
 

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/712/717

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.