Aprendizagem e Desempenho de Ações Motoras: Retrospectiva e Perspectivas dos Idosos.

Por: .

113 páginas. 1994

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho busca resgatar a história de vida dos idosos que participam dos projetos de extensão universitária "Ginástica e Recreação", "Idoso, Natação e Saúde" e "A Terceira Idade da Dança" da Universidade Federal de Santa Maria (RS) e analisar as contribuições para o cotidiano e para a perspectiva de futuro em relação à aprendizagem e ao desempenho de ações motoras. A escolha do tema justifica-se pela nossa história de vida acadêmica e a experiência no trabalho com idosos. Foram entrevistados 35 atores sociais, através da técnica da história oral. Os aspectos abordados foram os seguintes: Idoso, História e Sociedade; Universidade, Atividade Física e os Idosos de Santa Maria; História de vida dos idosos: aprendizagem e desempenho de ações motoras. Os idosos através da aprendizagem e desempenho de ações motoras nos projetos, retomam a vida social e começam a conquistar o seu espaço na sociedade, ou seja, resgatar a sua cidadania, com dignidade e autonomia, pois não representam mais aquela imagem da velha sentada numa cadeira de balanço sozinha, lembrando do passado. Agora não! Os idosos querem e lutam para ter uma vida feliz aqui e agora, onde fecham a porta da casa, saem e não olham mais para trás, vão fazer as atividades físicas, visitar amigos e estudar. Seu futuro está referenciado num presente bem vivido: eles têm vez, voz e voto.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=393&listaDetalhes%5B%5D=393&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.