Resumo

Objetivo: Investigar a aprendizagem do arremesso livre do basquetebol sob o efeito da interferência contextual. Metodologia: Participaram desse estudo 30 universitários, de ambos os gêneros, inexperientes na tarefa. Os sujeitos foram divididos em três grupos (10 participantes em cada grupo); a considerar o Grupo Arremesso em Bloco (GAB), Grupo Arremesso Aleatório (GAA) e Grupo Arremesso Bloco- Aleatório (GABA). Foram realizadas quatro sessões com 45 tentativas de prática, totalizando 180 tentativas na fase de aquisição. Os testes de retenção e transferência foram realizados 10 dias após o pós-teste. O estudo também averiguou a possível transferência intermembros da prática realizada com a mão não dominante. Foi realizado uma Anova two way (3 grupos (GAB, GAA e GABA) x 3 (pré-teste, pós-teste e teste de retenção ou transferência). Para a análise da transferência intermembros foi realizada outra Anova two way (pré-teste e pós-teste)). Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. De maneira complementar, a mesma análise identificou melhora de desempenho significativa entre o pré-teste e o pós-teste para todos os grupos. Sendo esta melhoria mantida no teste de retenção. Por fim, para as análises referentes a transferência intermembros, o teste Anova two way não identificou diferença significativa, em nenhum dos momentos para nenhum dos grupos. O que permite inferir que as melhoras obtidas em função da prática não foram transferidas para o membro não treinado. Conclusão: Sugere-se que em habilidades complexas, como o arremesso parado do basquetebol o efeito da interferência contextual não ocorre.

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