Aprendizagem da Docência em Curso a Distância: a Versão dos Professores

Por: Maria Elizabete Souza Couto.

Olhar de Professor - v.10 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho analisa as aprendizagens da docência possibilitadas por experiências de formação continuada na modalidade a distância em uma pesquisa já realizada. Utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas para captar as aprendizagens docentes. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores da Educação Básica na rede pública de ensino que concluíram a 1ª. Turma do curso TV na Escola e os Desafios de Hoje, nos municípios de Ilhéus e Itabuna-Ba. Os materiais de estudo no curso (três módulos impressos e os vídeos veiculados pela TV Escola) foram distribuídos pela Secretaria de Educação a Distância/SEED/MEC. Os dados demonstraram que as aprendizagens dos professores cursistas transitam entre o aprender utilizar as tecnologias em sala de aula, enfocando o caráter técnico e operacional, e a retomada com os saberes da formação profissional, das disciplinas de ensino e da experiência, os quais proporcionaram um saber-ver, saberler, saber-ensinar, saber-aprender e saber-fazer referentes ao processo formativo. A sala de aula foi enfatizada como local de aprendizagem da docência a partir dos saberes da experiência, da disciplina e o saber lidar com as tecnologias em sala de aula para fazer a mediação entre os conteúdos aprendidos e ensinados.

Endereço: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1476

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.