Aprendizagem de Habilidades Manuais Bilaterais Pelo Processo de Iniciação Ao Basquetebol

Por: Emerson Barbosa.

81 páginas. 2004

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo, analisar o processo de aprendizagem motora relacionada ao processo de aprendizagem de habilidades manuais bilaterais, com base na literatura, indicando como meio a iniciação ao basquetebol. Deste modo, desenvolveu-se abordagens relacionadas a uma aproximação pedagógica. Foi necessário dividir o estudo em 3 capítulos distintos. Oestudo caracteriza-se como bibliográfico, onde no primeiro capítulo os principais aspectos do desenvolvimento humano foram considerados. Partindo-se do pressuposto que o desenvolvimento do ser humano ocorre básicamente em 3 domínios: o cognitivo, o afetivo-social e o motor, ou psicomotor, que envolvem o desenvolvimento humano e a analise das principais características motoras que envolvem a criança em desenvolvimento. No segundo capítulo, evidenciou-se a aprendizagem motora através da análise dos principais elementos motores relacionados à aprendizagem de habilidades e os fatores que influenciam o processo de aprendizagem de habilidades motoras bilaterais, na aprendizagem de habilidades esportivas manuais. No ultimo capítulo procurou-se analisar os principais elementos específicos relacionados ao processo de aprendizagem do basquetebol, que influenciam e são influenciados pelo domínio da bilateralidade. Através da análise pertinente ao contexto do estudo, tornou-se possível verificar que, em relação aos domínio cognitivo, afetivo-social e motor, todas as experiências motoras vivenciadas qualitativa e quantativamente pelo ser humano são de fundamental importância para o seu completo desenvolvimento. Os elementos psicomotores constituem a base necessária para o desenvolvimento integral de habilidades desportivas, sempre que a aprendizagem bilateral de habilidades manuais pode constituir-se como fundamento necessário para o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que leve a criança a um completo desenvolvimento de suas potencialidades esportivas. Finalmente entende-se que a iniciação no basquetebol, por meio da prática inicialmente elementar dos seus fundamentos e as próprias características da modalidade, estimulam por necessidades inerentes a este contexto o desenvolvimento das habilidades manuais bilaterais.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=777&listaDetalhes%5B%5D=777&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.