Aprendizagem Motora em Crianças: Feedback Após Boas Tentativas Melhora a Aprendizagem?

Por: Suzete Chiviacowsky.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.21 - n.2 - 2007

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Resumo

Estudos recentes (CHIVIACOWSKY & WULF, 2007) têm mostrado ue a aprendizagem é realmente beneficiada em adultos se, aos aprendizes, for fornecido "feedback" após boas" tentativas em vez de após "más" tentativas. O presente estudo procurou examinar se o mesmo efeito pode ser observado em crianças. Foram utilizadas 40 crianças como sujeitos. Os participantes praticaram uma arefa de arremessar saquinhos de feijão em um alvo, com a mão não-dominante, sem enxergar o alvo durante s arremessos. Todos os participantes receberam 50% de freqüência de conhecimento de resultados (CR), ou eja, em três tentativas em cada bloco de seis tentativas. Enquanto a um grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas mais efetivas de cada bloco, a outro grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas enos efetivas de cada bloco. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA, utilizando-se o pacote statístico SPSS. Discordando dos resultados encontrados em adultos, não foram verificadas diferenças significativas entre os grupos na fase de retenção.

Endereço: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v21n2/v21n2a7.pdf

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