Aprendizagem de Uma Habilidade Motora Seriada em Diferentes Estágios de Desenvolvimento

Por: , Dayana da Silva Oliveira, , Elisa Renata Freitas Guerra Correia, Ilana Santos de Oliveira, , Maria Teresa Cattuzzo e Natália Barros Beltrão.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.26 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Este estudo investigou a aprendizagem de uma tarefa motora seriada em diferentes estágios de desenvolvimento. Quinze crianças, 14 adultos e 13 idosos praticaram a tarefa de rastrear uma sequência de seis estímulos luminosos durante 10 blocos de tentativas ou até descobrir a sequência, constituindo a fase de estabilização e mais dois blocos de tentativas, referentes as fases de adaptação I e II. O desempenho foi mensurado por meio das respostas funcionais e não-funcionais e das sequências funcionais. Os resultados indicaram que os adultos foram superiores aos demais participantes, e idosos apresentaram melhor desempenho que crianças apenas no início da prática, sugerindo que o estágio de desenvolvimento interage com o processo de aprendizagem motora.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n1/a12v26n1.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.