Send to Kindle


É com muita honra que o Colégio Brasileiro de Ciencias do Esporte apresenta a comunidade acadenúca esta obra constituída por um conjunto de textos inéditos do professor Inezil Penna Marinho. O momento náo poderia ser mais propício para isso: o XIV Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte e, em especial, do I Congresso Internacional de Ciencias do Esparte. O Professor Inezil foi, durante toda sua carreira, um dos maiores incentivadores das acões de intercâmbio científico e profissional e de cooperac;áo pan-americana. Esta mesma intencão vem norteando acões do CBCE, tanto no contexto nacional, quanto internacional, já há algum tempo. Este evento e o lançamento desta obra histórica para a Educacãoo Física são passos importantes na consolidac;áo deste objetivo táo caro a todos nós como o era ao professor Inezil.

Outro elemento importante diz respeito a compreensáo da Educacão Física como um campo multidisciplinar constituído pelo diálogo da ciencia coma filosofía, a arte e a cultura popular. Esta compreensáo remete-nos a urna profícua dinfunica academica que deve valorizar as muitas interfaces que este campo pode estabelecer e as interrelacões com diferentes áreas, disciplinas e saberes, a partir de objetivos construídos coletivamente. O tema central dleste evento - Ciência para a Vida - busca responder a necessidade de urna reflexáo contextualizada no campo da Educacão Física e das Ciencias do Esparte sobre os linútes e possibilidades de contribuicão para as expressões da vida. Esta compreensão, cultivada no interior do CBCE e no temário deste evento, constituí-se de urna preocupac;áo de décadas do professor Inezil, como podemos conferir, especialmente, em um dos textos desta colctanea que ora apresentamos.

Faz-se importante apresentar mais um elemento neste cenário. Entregan1os este livro a comunidade academica num grande evento em Porto Alegre e nas instalac;óes da Escola Superior de Educacão Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, local que freqüentemente o professor Inezil visitava. Mais do que isso, ele contribuiu firmemente para tornar sólida esta instituic;áo, como o fez com toda a Educac;áo Física, outro dos bons motivos que ternos para cornemorar neste processo. 

O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, sociedade científica mais antiga deste campo já com quase tres décadas e reconhecida em ambito nacional e internacional, cumpre com mais um de seus objetivos, ao trazer a público parte da prodwução deste notório professor Esta acãoo nos auxilia a reconstruir os elementos de nossa trajetória coletiva, passo fundamental para perspectivar um futuro melhor para todos.

Ana Márcia Silva
Presidenta do Colégio Brasileiro de Ciencias do Esporte 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.