Integra

Durante o X Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, realizado na Universidade do Porto - Portugal, discutiu-se os parâmetros para os Desafios da Renovação na dinâmica e no contexto dos avanços científicos e tecnológicos da área de conhecimento.

Após aquele importante conclave a USP - Universidade de São Paulo e o SESC - Serviço Social do Comércio, assumiram a tarefa de, na continuidade deste importante movimento de integração da comunidade dos povos de língua portuguesa, celebrar o XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, na cidade de São Paulo - Brasil. Desta vez apresenta-se por tema central “Renovação e Consolidação” como missão acadêmica e profissional na permanente construção deste projeto coletivo da comunidade lusófona.

Assim, este congresso tem por objetivo a promoção do conhecimento científico no domínio das Ciências do Desporto e da Educação Física, considerando-se sua base de formação multi e interdisciplinar aplicada, fundamentalmente, ao estudo e à investigação do movimento humano de forma plural e abrangente.

A realização do XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa representa a concretização de um ideal que demonstra a consolidação da comunidade dos países de língua portuguesa reunida em função de um projeto coletivo, e preocupados com o crescimento da representatividade acadêmica das Ciências do Desporto e Educação Física no contexto acadêmico. Além disso busca caracterizar histórico pioneirismo de uma iniciativa que traduz o atual estágio de desenvolvimento da área e visa dotar a comunidade de um veículo que, preocupado com a excelência, venha a contribuir para a elevação da qualidade do seu produto.

Desta maneira, o Congresso procura revelar uma visão global das tendências atuais da área e da sua importância nos vários ramos do conhecimento, aplicado às interpretações do papel do Desporto e da Educação Física na sociedade contemporânea. Cumpre-nos, neste momento, convidá-los para mais uma reflexão sobre a importância e o papel que temos a desempenhar como educadores atuantes no nobre espaço pedagógico de nossa profissão.

Observa-se também, devido ao marcado desenvolvimento científico e tecnológico, que é possível um maior controle na interpretação das variáveis envolvidas nas tarefas de desempenho esportivo, de orientação de movimento voltado à saúde e de caracterização pedagógica nas aulas de educação física.

Estamos seguros que este congresso representa um importante marco para as Ciências do Desporto e Educação Física, pois revela, para a comunidade acadêmica e profissional, as pesquisas realizadas pelos investigadores, ao mesmo tempo que destaca seus resultados de trabalhos originais localizando a origem dos grupos de pesquisadores atuantes na área.

A garantia do sucesso desta iniciativa observarse-á pela sua continuidade, abrangência e reconhecimento pela comunidade científica e de seus profissionais, ao selecionarem este evento como o meio de divulgação e promoção de seus trabalhos de pesquisa.

Através do XI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa procura-se estabelecer um fórum qualificado com o objetivo de favorecer o intercâmbio e a comunicação entre educadores, pesquisadores, gestores, políticos, alunos da pósgraduação e da graduação, a fim de se dar a conhecer, analisar, discutir as teorias e praticas, e propor soluções para esta importante área de intervenção pedagógica.

Agradecemos aos conferencistas e demais integrantes do programa científico que muito gentilmente atenderam ao nosso convite para, numa grande assembléia, participarem desta reflexão, renovando e consolidando conceitos, conhecimentos e, sobretudo, mostrando soluções no domínio de nossa área de atuação. Somente com o privilégio dessas colaborações é que podemos garantir a almejada excelência dos trabalhos ora publicados, que seguramente perdurarão como referência no espaço da lusofonia.

Portanto, fazemos votos e depositamos nossas melhores expectativas para uma frutífera participação de cada congressista em prol da valorização e crescente contextualização acadêmica do Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. 

Caro Congressista, reitero que a Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo juntamente com o Serviço Social do Comércio sentem-se muito honrados com a sua presença, desejo-lhe uma excelente estada neste convívio acadêmico, expressando nossos melhores agradecimentos por sua participação e, fundamentalmente, pelas contribuições que em muito enaltecem o significado e valorizam a importância deste Congresso.

SEJAM BEM-VINDOS A SÃO PAULO!

Alberto Carlos Amadio
Presidente do Congresso

Arquivo