Send to Kindle


Resumo

1.1 OBJETO DA PESQUISA
Compõem o objeto dessa pesquisa os programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, que serão apresentados a seguir.

1.1.1 Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)
A Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer do Ministério
do Esporte (SNDEL-ME) criada em 2003, é um espaço político institucional importante no trato das políticas públicas sociais de esporte recreativo e de lazer. Busca articular as ações governamentais com redes de interações, lideradas pelo Governo Federal visando à melhoria da qualidade de vida da população brasileira e a garantia de seus direitos. Um dos principais desafios enfrentados pela SNDEL é o da superação de modelos tradicionais de políticas públicas destinadas ao esporte e ao lazer em nosso país, objetivando o desenvolvimento de ações educativas que conduzam os sujeitos a processos autônomos em relação a essas práticas. Desse modo, seus departamentos de “Lazer e de Ciência e Tecnologia do Esporte” e de “Políticas Sociais de Esporte” desenvolvem programas e projetos, assumindo “uma política pública comprometida com a democratização do acesso às políticas públicas de esporte e lazer, às diferentes regiões brasileiras e à inclusão social por meio dessas áreas, sempre priorizando as minorias e os segmentos sociais em desvantagem socioeducativoeconômica” (BONALUME, 2008, p. 62).

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.