Apropriação das Ciências Humanas Pela Educação Física: Análise dos Processos de Classificação no Brasil Entre os Anos de 2007 e 2012

Por: Gustavo Luis Gutierrez, e .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.30 - n.4 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho problematiza a posição ocupada pelas ciências humanas dentro do campo da Educação Física e questiona como se dão as relações entre o conhecimento próprio das humanidades, socialmente estabeleci do e exposto em seus veículos de divulgação, e as interfaces com os objetos de pesquisa desta área em especí-fi co. O objetivo foi propor uma refl exão sobre o de senvolvimento científi co, tendo como referencia concreta a interação entre a produção geral do campo da pesquisa em Educação Física e sua interação com objetos e metodologias originais do campo das ciências humanas. Para tal, é apresentada uma análise da relação entre o campo de pesquisa em Educação Física e sua apropriação de temas e métodos originais das ciências humanas. Foram organizados e categorizados artigos publicados por três importantes periódicos da área de Educação Física no Brasil, entre os anos de 2007 e 2012, de modo a subsidiar a discussão sobre a abrangência e utilização de referenciais das ciências humanas nesta área de conhecimento. Como conclusão, aponta-s e que a compreensão da apropriação de temas e referenciais das ciências humanas pela Educação Física depende da observação de aspectos internos à própria área e su as disputas, como também de características específicas das ciências humanas e, por fi m, da sociedade mais ampla que rodeia e interfere em todo o processo.
 

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1807-550920160004&lng=pt&nrm=iso

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.