Apropriação das Tecnologias Virtuais Como Estratégias de Intervenção no Campo do Lazer: os Webgames Adaptados
Por: Amanda Mayara Nascimento, Cristiane Naomi Kawaguti, Danilo Roberto Pereira Santiago, Gisele Maria Schwartz, Giselle Helena Tavares, Juliana de Paula Figueiredo e Marcelo Fadori Soares Palhares.Resumo
Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar, na visão de futuros profissionais de Educação Física, a aceitação da proposta de inserção dos Webgames adaptados no contexto do lazer. O estudo compreendeu uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumentos para a coleta de dados um questionário contendo perguntas abertas e observação participante, desenvolvida durante 4 encontros envolvendo vivências com Webgames adaptados, oferecidas a 60 estudantes de Universidade Estadual brasileira. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático, com base em três eixos temáticos referentes à receptividade e interesse dos participantes sobre a proposta, aos aspectos emocionais e à criatividade presentes durante as vivências. Os resultados indicaram que os futuros profissionais apontaram boa aceitação das estratégias envolvendo os Webgames adaptados, salientando o grande potencial de vivências emocionais e de criatividade nas propostas. Durante a observação, pode-se notar alto grau de motivação e imersão nas atividades de adaptação dos jogos do ambiente virtual envolvendo o corpo. Sugerem-se novos estudos, no sentido de subsidiar o profissional atuante no campo do lazer para lidar com a inserção dos recursos tecnológicos como estratégia pedagógica.
Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/363
Tags: Brinquedos, Jogos, Lazer, Webgames