Apropriações das Práticas Avaliativas Para o Exercício da Docência de Estudantes de Licenciatura em Educação Física

Por: , Matheus Lima Frossard, Ronildo Stieg, Sayonara Cunha Paula e Wagner dos Santos.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Objetiva analisar as apropriações e os usos que 45 estudantes dos Cursos de Licenciatura em Educação Física de sete universidades federais brasileiras fazem das práticas avaliativas vivenciadas na formação inicial e o modo como as mobilizam no contexto de atuação profissional. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e utiliza, como instrumentos para a produção de dados, sete entrevistas coletivas do tipo narrativas. Os resultados evidenciam: a potencialidade das experiências avaliativas em situações concretas de docência, em que se produz a profissionalidade docente; a (re)significação da dicotomia teoria e prática na avaliação do ensino e da aprendizagem no contexto da educação básica. De modo geral, as oportunidades em estar na condição de professor e ter experiências práticas em avaliar e/ou projetar o modo como fariam na escola permitiram aos alunos enfatizar a relação entre as aprendizagens na formação inicial e a atuação profissional.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40461

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.