Apropriações de Tecnologias da Informação e Comunicação Por Professores no Contexto da Educação do Corpo na Escola

Por: Geusiane Miranda de Oliveira Tocantins.

2012 28/08/2012

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa versa sobre a apropriação de Tecnologias da Informação e Comunicação por professores no contexto da educação do corpo na escola. Objetivou-se compreender as apropriações de TIC realizadas por professores no contexto da educação do corpo na escola; analisar as apropriações e usos das TIC na prática educativa de professores; identificar concepções de corpo e educação do corpo presentes nas práticas educativas permeadas por TIC. Para tanto, utilizou-se da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, a partir do curso de formação continuada para professores Elaboração de Projetos: TIC e educação do corpo, parcialmente integrante do programa Proinfo Integrado – MEC. Os registros de atividades e fóruns online somados às entrevistas com os professores participantes compuseram os dados. Para os professores participantes, a apropriação das TIC é tida como inevitável, porém, se constitui em um desafio, permeado por questionamentos, inquietações, e dificuldades. Nesse sentido, evidenciou-se que o curso de formação continuada realizado pelos professores contribuiu diretamente no processo de apropriação, pois fomentou: (i) maior segurança para utilizar as TIC na prática educativa, contribuindo para superar dificuldades iniciais; (ii) contribuição dos estudos teóricos para o planejamento de uso das TIC na prática educativa; (iii) interesse do professor em investir nesse processo de apropriação; (iv) perspectivas de uso futuro de tecnologias, novas ações, novos projetos; (v) visão mais ampla da importância da tecnologia somada a possibilidade articulação entre TIC e Educação do corpo. Assim, os professores evidenciaram em suas práticas educativas a utilização de TIC relacionadas ao corpo, em alguns casos proporcionando uma reelaboração da vivência corporal e em outros ainda bem tímidos, apenas reproduzindo o que já se fazia sem as tecnologias. Identificou-se, que as ações desenvolvidas na prática educativa por meio dos projetos de TIC e educação do corpo, podem sinalizar avanços na flexibilização dos tempos e espaços escolares, possibilitando maior liberdade de expressão corporal e indicando um possível caminho de superação das limitações sobrepostas para a educação do corpo na escola. 

Endereço: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11486

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.