Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma aproximação exploratória sobre os níveis de atividade física relacionados com os conteúdos-contexto e à participação docente, durante as aulas de educação física em escolas médias. Estudaram- se 152 homens e 52 mulheres, entre 13 e 18 anos de idade, que participaram de 21 aulas de educação física, utilizando um sistema de observação direta chamado S.O.F.I.T.(System for Observing Fitness Instruction Time). Estimou-se a taxa de gasto energético das aulas. Acharam-se medidas de tendência central e de variabilidade para cada variável que cosntituem as três faces do instrumento (níveis de atividade física, conteúdos-contexto e participação docente). Determinou-se a influência de gênero dos alunos (mediante t-teste para grupos independentes) e do ano cursado (mediante teste de Kruskall- Wallis) sobre o restante das variáveis independentes. N.S.:p< 0,05. Não existiram diferenças significativas de gênero, exceto para o nível muito ativo dos homens. O ano que foi cursado influiu sobre atividades de aptidão física, habilidades motoras, jogo regrado, jogo livre e condução. Concluiu- se que: 1) O limiar mínimo de atividade física moderada a vigorosa satisfaz as recomendações internacionais. 2) A época de relevamento teria influência nos resultados. 3) Necessidade de extender esta investigação a uma amostra representativa. Estes descobrimentos têm implicâncias sobre o papel da aula de educação física como intervenção pedagógica e de saúde.

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