Aproximações da Praxiologia Motriz com o Conceito de Organização Interna na Base Nacional Comum Curricular - Educação Física

Por: Bruno Minuzzi Lanes, Felipe Menezes Fagundes, , Lidiane Soares Bordinhão, Natiele Follmann, Raquel Valente de Oliveira, Vagner Augusto de Oliveira Schmidt e William Daniel Bitencourt.

Pensar a Prática - v.22 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) consiste no documento normativo que define o conjunto de conhecimentos constituintes da Educação Básica. Na BNCC, a disciplina de Educação Física encontra-se na Área das Linguagens e classifica as práticas corporais a partir de três elementos fundamentais. Neste estudo, analisou-se o elemento de Organização Interna das práticas corporais adotado na BNCC - Educação Física, à luz do conceito de Lógica Interna da Praxiologia Motriz (PM). Para tanto, realizou-se uma análise teórica a partir do conceito de Lógica Interna, em relação ao elemento Organização Interna. Constatou-se que a Lógica Interna pode subsidiar esse elemento fundamental, com base em critérios da PM que sistematizam essas práticas corporais.

Endereço: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/54331

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.