Aproximações e Afastamentos Entre as Propostas Pedagógicas Críticas da Educação Física

Por: Bruna Carolini de Bona e Mainara Joaquim Motta.

Kinesis - v.36 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O estudo se propõe a discutir as propostas pedagógicas que fundamentam o ensino da Educação Física. Definimos como objetivo geral abordar as tendências críticas da Educação Física, analisando suas aproximações e afastamentos com base na pesquisa bibliográfica. O estudo busca compreender as tendências pedagógicas Crítico-superadora (Coletivo de Autores, 1992) e Crítico-emancipatória (Kunz, 1991; 2014), levando em consideração a relevância e a representação social dessas duas tendências. Busca-se, por meio dessa pesquisa, que se evidencie a importância de ambas as propostas pedagógicas para a Educação Física, levando em consideração os pontos de aproximação e de distanciamento entre elas. 

REFERÊNCIAS

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. In: Cadernos Cedes, ano XIX, n. 48, ago. 1999.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola, questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, Suraya Cristina; Rangel, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

KUNZ, Elenor. (Org.). Didática da educação física 1. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 4 ed. Ijuí, Unijuí. 2014.

______ (Org.). Didática da educação física 3: futebol. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

______ Didática da educação física 2. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.

______ Educação Física: ensino & mudança. Ijuí: Ed. Unijuí, 1991.

______ Transformação Didático-Pedagógica Do Esporte. Ijuí;. Unijuí, 1994.

OLGÁRIA, C.F. Matos. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. São Paulo: Ed. Moderna, 1993.

SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31ª ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

TAFFAREL, Celi N. Z. Criatividade nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

 

Endereço: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/25194

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.