Aproximações e Distanciamentos Entre as Copas de 1950 e de 2014: Apontamentos Sobre Transformações no Futebol e no Brasil

Por: e Carlus Augustus Jourand Correia.

Recorde: Revista de História do Esporte - v.8 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho busca analisar as duas Copas do Mundo sediadas no Brasil, em 1950 e 2014. O objetivo do estudo é apontar semelhanças e diferenças na organização dos dois eventos, nos debates que eles suscitaram na época da sua realização e nos usos políticos decorrentes deles. Para isso, serão explicitados os contextos nacionais e internacionais em que os dois eventos estavam inseridos, para que se possa entender seus pontos de contato e de distanciamento. Nesse sentido,para compreender as análises foram utilizados como fontes dois jornais de grande circulação, além de peças propagandísticas e discursos políticos. O artigo propõe, por meio dessa análise, perceber como cada Copa do Mundo se configura como uma rica janela para analisar as transformações pelas quais passou o Brasil e o futebol nesses 64 anos entre as Copas de 1950 e de 2014.
 

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/2301

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.