Resumo

Objetivo: O objetivo desse estudo é construir exemplos de exercícios para o ensino do Handebol, a partir da produção científica, considerando as problemáticas inerentes à Praxiologia Motriz. Metodologia: Essa investigação caracteriza-se por uma pesquisa teórica, de revisão bibliográfica, com caráter exploratório. Para selecionar os artigos, foram realizadas buscas pelas palavras-chave “Praxiologia Motriz” e “Ensino do Handebol” em periódicos online. Foi feita uma discussão sobre a Praxiologia Motriz e seus principais conceitos com relação à Lógica Interna. Resultados e discussão: Descrevemos o Handebol e as características do seu processo de ensino-aprendizagem a partir da literatura. Em seguida, articulamos os conceitos da Lógica Interna do Handebol com a fundamentação da Praxiologia Motriz. E, por fim, estruturamos um processo de ensino-aprendizagem para o Handebol a partir das problemáticas emergentes da Lógica Interna do jogo, dando exemplos de estruturas de atividades específicas. Considerações Finais: A partir dessas proposições embasadas na Praxiologia Motriz, essas atividades podem servir de aporte para a atuação do professor e treinador, pois são problemas comuns quando se trata de iniciação ao Handebol.

Referências

BALBINO, Hermes Ferreira. Pedagogia do Treinamento: métodos, procedimentos pedagógicos e as múltiplas competências do técnico nos jogos desportivos coletivos. 2007. 287 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

BARBOSA, Gleyson Juliano Nunes. O ensino do Handebol na escola: formação de cidadãos para a vida e para a prática esportiva. 2013. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2013.

BAYER, Claude. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 10 set. 2019.

BRASIL, Isabella Blanche Gonçalves; FERREIRA, Lillian Aparecida. Diálogo entre a Praxiologia Motriz e o ensino do Handebol. Acción Motriz, Las Palmas Del Gran Canaria. v. 21, p. 23- 27, 2018. Disponível em: http://www.accionmotriz.com/documentos/revistas/articulos/21_3.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

CASTRO, Jefferson Alexandre. Inferências sobre um plano de ensino de esportes para crianças de 9 a 12 anos de idade. 2004. 205 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HANDEBOL. Regras de jogo. Aracajú, 2016.

DEMO, Pedro. Metodologia Científica Em Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FAGUNDES, Felipe Menezes. Articulações iniciais entre a Praxiologia Motriz e o método Teaching Games For Understanding: revendo conceitos do ensino para compreensão. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

SILVA, João Batista Freire. Questões psicológicas do esporte. In: MOREIRA, Wagner Wey.; SIMÕES, Regina. Esporte como fator de qualidade de vida. Piracicaba: UNIMEP, 2002. p. 363-377.

GARGANTA, Júlio Manuel. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, Amândio; OLIVEIRA, José. O ensino dos jogos desportivos. 2. Ed. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, 1994. p. 11-25.

GIL, Antonio. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

MENEZES, Rafael Pombo. Modelo de análise técnico-tática do jogo de Handebol: necessidades, perspectivas e implicação de um modelo de interpretação das situações de jogo em tempo real. 2011. 303 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian O ensino do Handebol na categoria infantil a partir dos discursos de treinadores experientes. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 463-477, abr./jun. 2015.

PARLEBAS, Pierre. Juegos, Deporte Y Sociedad: Léxico De Praxiología Motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.

RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia motriz: Instrumentalizando a prática pedagógica para o ensino dos esportes coletivos. Motriz, São Paulo, v. 16, p. 240-250. 2010.

RIBAS, João Francisco; LANES, Bruno; FAGUNDES, Felipe; BORDINHÃO, Lidiane; FOLLMANN, Natiele; OLIVEIRA, Raquel.; SCHMIDT, Vagner.; BITENCOURT, William. Aproximações da praxiologia motriz com o conceito de organização interna na Base Nacional Comum Curricular -Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, Out. 2019.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Acessar