Aproximações Entre Políticas Públicas de Lazer e Megaeventos Esportivos: Um Olhar a Partir de Pesquisadores Brasileiros do Lazer

Por: Andressa Peloi Bernabé, Edson Hirata, e Vitor Hugo Marani.

Licere - v.21 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as relações entre políticas públicas de lazer e os megaeventos esportivos sediados no Brasil a partir da ótica dos pesquisadores da área do lazer. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro pesquisadores brasileiros com reconhecida produção científica na área do lazer. As análises foram realizadas a partir dos dados transcritos das entrevistas, que posteriormente, foram apresentadas e discutidas a luz do referencial teórico pertinente. As informações apontam para diversas preocupações dos entrevistados como a projeção do Brasil por meio do esporte de alto rendimento e alcance de medalhas; a supervalorização do esporte de alto rendimento em detrimento de outras práticas corporais; e, o enfoque dado ao financiamento às cidades sedes. Por fim, assinalaram que a recepção de um megaevento esportivo no país não garantiria, necessariamente, a criação ou implantação de políticas públicas de lazer, mas, vislumbravam o momento como propício para discussões acerca do assunto.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/11995

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.