Aptidão Aeróbia, Indicadores Sociodemográficos e Biológicos em Escolares do Sexo Feminino

Por: Everton Paulo Roman, Ezequiel Moreira Gonçalves, Giseli Minatto, Keila Donassolo Santos, Roberto Régis Ribeiro e Wellington Roberto Gomes de Carvalho.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.15 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A aptidão aeróbia é considerada um dos mais importantes componentes da aptidão física relacionada à saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da idade, das variáveis de crescimento, composição corporal, maturação sexual e do nível econômico (NE) sobre aptidão aeróbia em escolares do sexo feminino de escolas públicas da cidade de Cascavel, PR, Brasil. Estudo epidemiológico transversal realizado com 1.317 escolares de oito a 17 anos de idade no ano de 2006. Foram coletadas as variáveis de massa corporal, estatura, dobras cutâneas do tríceps e panturrilha medial e calculado o percentual de gordura corporal (%GC). A maturação sexual foi autoavaliada por meio da prancha de desenvolvimento de mamas (M1 a M5). O NE foi obtido por um questionário proposto pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa. O teste de vai-vem de 20 metros foi utilizado para mensurar a aptidão aeróbia. Foram aplicados a Anova two-way, teste post hoc de Tukey, as correlações de Pearson e Spearman e a análise de regressão linear múltipla, com nível de confiança de 95%. Três variáveis (idade, %GC e NE) apresentaram interação (p<0,05) na predição do VO2picorel (R2=0,73) e todas as variáveis independentes (massa corporal, idade, estatura, %G, NE e maturação sexual) foram significativas para predizer o VO2picoabs (R2=0,88). Conclui-se que a idade cronológica e a maturação sexual foram as variáveis que melhor predizem positivamente os valores de VO2picoabs e negativamente os de VO2picorel.

Palavras-chave : 

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1980-00372013000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.