Aptidão Cardiorespiratória e Composição Corporal em Crianças e Adolescentes.

Por: Anny Cataryna da Silva Santos, Cícero Luciano Alves Costa, Glauber Carvalho Nobre, Hudday Mendes da Silva e Simonete Pereira da Silva.

Motriz - v.16 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve por objetivo avaliar o nível de aptidão cardiorrespiratória e de composição corporal em crianças e adolescentes caririenses. A amostra é constituída de 461 indivíduos (230 do sexo masculino e 231 feminino) com idades entre e 8 e 16 anos, oriundas de escolas públicas e privadas da região do cariri cearense. As crianças foram submetidas à análise da composição corporal com base na avaliação de peso e a estatura e das dobras cutâneas. A resistência cardiorrespiratória foi avaliada através do teste de corrida/caminhada por 12 minutos. Os resultados demonstraram que as meninas e os meninos começam a apresentar diferenças importantes nas variáveis de composição corporal apartir da coorte 3 para as meninas e do coorte 4 para os meninos, onde está presente o período pubertário. Em relação à aptidão cardiorespiratória, observa-se que os meninos em todas as coortes possuem uma aptidão quando comparado às meninas.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n3p664

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.