Aptidão Física na Criança e no Adolescente

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Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.3 - n.2 - 1997

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Resumo

Existe um grande interesse nos Estados Unidos sobre o assunto aptidão física em crianças e adolescentes. Ainda há controvérsias a respeito de quanta ênfase deva ser dada à aptidão física nos programas de educação física, em relação aos tipos e aos objetivos do teste de aptidão física, e sobre a estrutura dos sistemas de recompensas. A aptidão física é determinada principalmente pelos hábitos relacionados à atividade física e é definida do ponto de vista operacional como o desempenho obtido nos testes que avaliam as seguintes características: potência aeróbica, composição corporal, flexibilidade articular, força e endurance musculares. A aptidão física é importante durante toda a vida no desenvolvimento e na manutenção de uma capacidade funcional para satisfazer às demandas de uma vida comum e para promover uma boa saúde. O American College of Sports Medicine (ACSM) publica esta Opinião Oficial na esperança de que proporcione uma linha de orientação quanto à estrutura e abrangência dos programas de aptidão física para crianças e adolescentes.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921997000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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