Aptidão Física em Escolares do Rio Branco - Acre

Por: Luciclea Barreto Queiroz.

145 páginas. 1992 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivos: 1) Determinar os níveis de aptidão física e de índices antropométricos (peso, estatura e dobras cutâneas) em escolares de ambos os sexos e idades diferentes da cidade de Rio Branco - Acre; 2) Comparar os resultados, entre os sexos; 3) Comparar os resultados obtidos com outros estudos; 4) Construir com os resultados obtidos, tabelas para avaliação da aptidão física e dos índices antropométricos dos escolares da cidade de Rio Branco - Acre. Medidas antropométricas (peso, estatura e dobras cutâneas tricipital e subescapular) e testes de aptidão física relacionada à saúde (flexibilidade - sentar e alcançar, abdominal modificado e corridas de 9 minutos e 12 minutos) foram aplicados em 2.702 escolares de ambos os sexos de 7 a 14 anos de idade. Nas medidas antropométricas os resultados mostraram que as escolares do sexo feminino, obtiveram valores médios superiores aos escolares do sexo masculino. Nas variáveis de aptidão física relacionada à saúde, os escolares do sexo masculino apresentaram um desempenho superior às escolares do sexo feminino, exceto no teste de flexibilidade em que as escolares do sexo feminino obtiveram valores mais altos. No geral os resultados deste estudo são superiores aos resultados obtidos em escolares baianos e inferiores aos encontrados em escolares paulistas e americanos. Foram construídas tabelas de avaliação para ambos os sexos nas idades investigadas.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1786&listaDetalhes%5B%5D=1786&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.