Aptidão Física em Escolares de Uma Unidade de Ensino da Rede Pública de Brasília-df

Por: Ana Cristina de David, Cleilton Holanda Pereira, Debora da Silva Ferreira, Giano Luis Copetti, Leandro Corrêa Guimarães, Marcella Manfrin Barbacena, Natalia Liggeri, Oséias Guimarães Castro e Silvia Lobato.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.3 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os níveis de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor em escolares de 7 a 11 anos de idade de uma unidade de ensino em Brasília. A amostra foi composta de 69 escolares de ambos os sexos (35 meninos e 34 meninas). As variáveis estudadas foram: índice de massa corporal, flexibilidade, potência de membros inferiores, potência de membros superiores, agilidade e resistência abdominal medidos utilizando o protocolo PROESP-BR. Para verificar a normalidade dos dados, utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov, para diferenças nas variáveis da aptidão física entre as diferentes idades utilizou-se a análise de variância (ANOVA) seguida do teste post hoc de Tukey. O teste t-Student para amostras independentes foi utilizado para comparar as médias em relação ao sexo, enquanto o teste do Qui-quadrado (χ2) serviu para analisar os critérios de saúde de acordo com o sexo. Observa-se uma tendência a melhoria em todas as variáveis conforme o aumento da idade para ambos os sexos. Os meninos apresentaram melhores resultados que as meninas nas variáveis resistência abdominal (p=0,02) e agilidade (p=0,01) para as idades de 08 e 10 anos. Para a flexibilidade foi identificada uma associação significativa entre os meninos e o critério de não atender aos critérios de saúde (χ2=12,2; p<0,001). Para o IMC houve uma tendência em esta associação ocorrer para as meninas (χ2=3,84; p=0,05). Os resultados estão de acordo com aqueles encontrados por outros estudos relacionados à aptidão física de crianças e adolescentes em diferentes regiões do país.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/460.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.