Aptidão Física Relacionada à Saúde em Escolares de Jequié, Ba, Brasil

Por: Carine Ferreira de Souza, , Enio Ricardo Vaz Ronque, , Helio Serassuelo Junior, Juliana Cordeiro de Melo, Luís Alberto Gobbo, Patrícia Aparecida Gaion e Valfredo Dorea.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.14 - n.6 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a aptidão física relacionada à saúde (AFRS) em escolares de Jequié, BA, Brasil. Para tanto, a AFRS de 182 meninos e 160 meninas (sete a 12 anos), escolares da rede pública de ensino, foi avaliada mediante a aplicação dos testes motores corrida/caminhada de nove minutos (indicador de resistência cardiorrespiratória), abdominal modificado em um minuto (indicador de força e resistência abdominal), sentar-e-alcançar (indicador de flexibilidade). O somatório das espessuras das dobras cutâneas tricipital e subescapular foi utilizado como indicador de gordura corporal. Os resultados encontrados indicaram maior prevalência de meninos e meninas abaixo (19% e 49%, respectivamente) do que acima (3% e 1%, respectivamente) dos critérios estabelecidos pela AAHPERD (1988) para indicadores de gordura corporal. Por outro lado, somente 51% dos meninos e 58% das meninas no sentar-e-alcançar; 11% e 7%, respectivamente, no abdominal modificado em um minuto, e 15% e 14%, respectivamente, na corrida/caminhada de nove minutos alcançaram os critérios estabelecidos. Portanto, os resultados sugerem que programas efetivos de intervenção parecem necessários para a promoção de mudanças no estado nutricional e na atividade física habitual de escolares de Jequié.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922008000600004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.