Aptidão Física Relacionada à Saúde em Idosos Participantes e Não Participantes de Um Programa de Atividade Física

Por: Adelucas de Souza, G. P. Rogatto, Hiago Leandro Rodrigues de Souza, Jéssica Lopes Esteves Davoli e Leandra Aparecida de Sousa Reis.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Comparar o nível de aptidão física entre idosos participantes de um programa de atividade física e idosos que não praticam exercício físico.

Métodos e Resultados:
Participaram deste estudo 21 idosos divididos em dois grupos: G1) 11 idosos, com média de idade 68 (±8,1) anos, participantes do programa “Atividade Física e Saúde para Idosos” da Universidade Federal de Lavras há pelo menos um ano e G2) 10 idosos, com média de idade 68 (±5,6) anos, que não praticam nenhum tipo de exercício físico residentes na cidade de Lavras-MG. No programa de atividades físicas são realizadas aulas de 60 minutos duas vezes por semana contendo atividades variadas e adaptadas para pessoas com 60 anos ou mais. Além da avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) também foi aplicado o Teste de Aptidão Física para Idosos (TAFI) proposto por Rikli e Jones. O TAFI avalia força dos membros inferiores, força dos membros superiores, flexibilidade dos membros inferiores, flexibilidade dos membros superiores, agilidade e equilíbrio dinâmico e resistência aeróbia. Para análise dos dados foi utilizado o teste t de student para amostras independentes e o teste de qui-quadrado, considerando p<0,05. Foram verificadas diferença estatisticamente significativa nos níveis de flexibilidade dos membros superiores (t=2,7; p=0,01), resistência aeróbia (χ2=6,64; p=0,01) bem como na agilidade e equilíbrio dinâmico (t= -5,94; p=0,0001) entre G1 e G2.

Conclusão:
Conclui-se que a prática de exercício físico regular proporcionou melhora dos parâmetros da aptidão física analisados, relacionado à saúde de idosos participantes de um programa de atividade física.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.