Aptidão Motora dos Atletas da Equipe do Universitário Rugby Santa Maria (ursm) no Período Pós-competitivo Ano de 2012

Por: Ana Carolina Vale Fernandes, Ana Paula Ziegler Vey, Andressa Ferreira da Silva, Felipe Flores Guilardi, Leandro Lima Borges, Leonardo Fernandes de Souza e Luciane Sanchotene Etchepare Daronco.

Conexões - v.11 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O Rúgbi é um esporte que surgiu na Inglaterra, no ano de 1823, através de uma jogada irregular em uma partida de futebol. Atualmente, esse esporte está entre os que mais crescem, e também estará presente nas Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. Porém, apesar do seu crescimento exponencial, ainda é grande o número de pessoas que não possuem maiores conhecimentos sobre este esporte. Este trabalho apresenta um estudo que buscou avaliar a aptidão motora dos jogadores de rúgbi da equipe do Universitário Rugby Santa Maria, no período pós-competitivo da temporada 2012. Foram coletados dados de 10 atletas, todos do sexo masculino, com média de idade de 21,4 anos, e foram analisados, de acordo com padrões definidos por autores da área de Medidas e Avaliação. A Resistência Muscular Localizada foi avaliada através do teste de flexão de tronco em 1 minuto, a Resistência Anaeróbia através do teste de corrida de 50 metros e a Resistência Aeróbia através do teste de Cooper. Também foram coletadas as medidas de cintura e quadril (Relação Cintura-Quadril). Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva (média).

Endereço: http://fefnet178.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/951

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.