Aquisição de Conhecimento Implícito de Indicadores de Qualidade de Vida

Por: Celso Bilynkievycz dos Santos, Deborah Ribeiro Carvalho, Luciano Scandelari, Maria Salete Marcon Gomes Vaz e Morgana das Graças Procz dos Santos.

Revista Brasileira de Qualidade de Vida - v.1 - n.1 - 2009

Send to Kindle


Resumo

A Qualidade de Vida é um estado de bem-estar, que intercorrelaciona diversos aspectos do cotidiano e que pode sofrer interferências de fatores externos, muitas vezes difíceis de serem identificados, principalmente quando são estudados grandes grupos de trabalhadores com diferentes características. A identificação destes fatores, potencialmente implícitos, poderá auxiliar gestores de empresas em suas tomadas de decisões para melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e, conseqüentemente, da produtividade. Realizou-se um estudo de caso em uma instituição pública e, como instrumento de coleta dos dados, o WHOQOL-100. Para aquisição de conhecimento implícito, foram percorridas as etapas do Processo de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados. Conclui-se que as técnicas de Data Mining, mais especificamente, as de Regras de Associação, podem ser utilizadas para complementar a análise dos resultados de um instrumento de pesquisa estruturada para surveys, principalmente quando se dispõe de dados adicionais e se deseja descobrir conhecimento implícito.

Endereço: http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbqv/article/view/368

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.