Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar a aquisição de escrita sem leitura e de leitura sem escrita, usando o procedimento de escolha de acordo com o modelo e redes de relação de equivalência. Os estudos envolveram cinco conjuntos de estímulos: conjunto A (sílaba impressa), B (conjunto de letras), C (figura abstrata), D (sílaba falada) e E (sílaba falada pelo sujeito). Cinco e sete crianças pré-escolares, com idades variando de três a cinco anos, foram os sujeitos no Estudo 1 e 2, respectivamente. No primeiro, elas aprenderam as relações AB e AC seguidas pelos testes das _ relações CA e CB, análogas àquelas envolvidas em escrita. Em seguida, a relação DA foi treinada e as relações AE, DB, DC e CE foram testadas, análogas àquelas envolvidas em leitura. No segundo, relações análogas à leitura (DA, DC, AE, CE, AC e CA) foram apresentadas antes das relações análogas à escrita (AB, DB, e CB), ordem oposta a do Estudo 1. Os resultados mostraram que, exceto um sujeito, todos os outros apresentaram a emergência das relações testadas. Foi necessário um maior número de tentativas para atingir o critério na relação DA do que na relação AB em ambos os estudos. Considerando que, no Estudo 1, DA foi a segunda relação ensinada e, no Estudo 2, a primeira, isto sugere que o ensino de leitura antes de escrita mostrou ser um procedimento mais efjciente.

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