árbitro de Futebol X Marketing: Uma Opção a Ser Explorada

Por: A Bueno Sobrinho e A I Silva.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.13 - n.2 - 2005

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Resumo

O marketing esportivo se tornou, ao longo dos últimos anos, uma grande opção para as empresas vincularem sua marca ao esporte de competição. Esse tipo de marketing fundamenta-se na promoção da imagem, procurando divulgar a imagem de determinada empresa, associando-a junto ao consumidor do esporte. Para elaboração deste trabalho foram gravados e analisados 15 jogos, transmitidos em canal aberto entre os dias 23 de outubro de 2003 e 14 de dezembro de 2003. As aparições da equipe de arbitragem foram divididas em dois tipos, denominados perto e longe. Em média 446 58 vezes a equipe de arbitragem aparece durante a transmissão de uma partida de futebol. Isso significa que 5 vezes por minuto um dos membros da equipe de arbitragem aparece na tela da televisão. Dos 28 minutos que o árbitro aparece durante a transmissão, apenas 10,5 % desse tempo são gastos no enquadramento dele, isto é, de perto. Devido ao tempo que o árbitro é exposto na tela da televisão, durante a transmissão de uma partida de futebol, aos altos valores pagos aos clubes e às empresas de televisão, a arbitragem pode vir a se converter numa excelente opção de marketing no futebol.
PALAVRAS-CHAVES: árbitro, futebol, marketing

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/629/640

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