Integra

introdução:

o artigo realizado no laboratório de ensino e pesquisa do movimento humano, do cefd/ufsm, na área de comunicação, movimento e mídia na educação física (cmmef), apresenta como tema central verificar a importância dada à área de cmmef na formação de professores de educação física, a partir análise das resoluções 01 e 02 e dos projetos político pedagógico (ppp) do curso de licenciatura em educação física e de latu sensu em educação física escolar, além da ufsm. ao perceber, as lacunas existentes no entendimento em relação à área e a temática de cmmef, buscou-se elaborar um instrumento de esclarecimento, além de fornecer fundamentos necessários que possam recolocar a educação física frente à influência dos meios eletrônicos de comunicação. no contexto de transformações que influenciaram todas as esferas da vida econômica e social - lazer, cultura; o cefd/ufsm passou por reformas curriculares adequado às resoluções 01 e 02 que atingiram todos os níveis acadêmicos (graduação e pós-graduação) o que determinou à criação de 2 novos cursos de educação física: licenciatura (2005) e bacharelado (2006). o curso de educação física, no antigo currículo será extinto em 2008. atualmente, as barreiras entre os povos e as culturas são constantemente perfuradas (mas nunca vencidas) pela força da mídia, das tecnologias de informação e comunicação (tics) e do consumismo. a partir disso, torna-se fundamental discutir a importância, bem com as repercussões da área de cmmef nas formas de aquisição da cultura elaborada no campo do ensino e pesquisa na educação física.


 metodologia:

a pesquisa desenvolvida no laboratório de ensino e pesquisa do movimento humano, do cefd/ufsm, na área de cmmef, caracteriza-se como um estudo qualitativo descritivo, da importância e das contribuições da área de cmmef na formação de professores de educação física, buscando identificar a importância dada a área nos cursos de educação física: licenciatura e de especialização em educação física escolar do cefd/ufsm, a partir das resoluções 01 e 02 e dos ppp dos cursos de licenciatura em educação física, de especialização e da ufsm. os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em 5 etapas: primeira: análise do ppp do curso de licenciatura em educação física do cefd/ufsm, apontando possíveis relações, bem como contribuições da área de cmmef; segunda: análise das resoluções 01 e 02, apontando possíveis relações com a área de cmmef; terceira: análise do ppp do curso de especialização em educação física escolar do cefd/ufsm; quarta: análise do ppp da ufsm, verificando a importância da área de cmmef para a construção e aquisição do conhecimento humano; quinta: apresentação dos resultados e encaminhamento de sugestões que possam contribuir para aperfeiçoar as relações entre a sociedade, o esporte e a mídia, a partir dos cursos de licenciatura e de especialização do cefd/ufsm.


resultados:

a partir do ppp do curso de licenciatura, cuja proposta visa formar profissionais capazes de interferir na formação do indivíduo, bem como na realidade sócio-educacional, é fundamental, a discussão de temas envolvendo as tics, a mídia e a área de cmmef na educação. observou-se, que essas questões foram contempladas, no ppp, através da disciplina "educação física e as novas tecnologias de informação e comunicação (ntics)" que terá o seu foco voltado para a escola. sabe-se que, dentro dessa proposta, é imprescindível, a existência de uma relação interdisciplinar entre as disciplinas que compõem o currículo da licenciatura. quanto à resolução 01, verificou-se que a importância atribuída as tics refere-se, ao uso de diferentes formas de orientação e atualização docente, seja através do uso metodologias e materiais de apoio, da utilização de recursos tecnológicos e pedagógicos. destaca que a prática profissional do professor poderá ser enriquecida pelas tics, através do ensino a distância (ead). a resolução 02, não aborda de forma direta a relação com a área de cmmef, refere-se à duração e a carga horária dos cursos de licenciatura em educação física. o ppp do curso de latu sensu em educação física escolar contempla a área de cmmef, incluindo, no currículo, temas atuais e pertinentes como: globalização, tendências educativas e formação profissional permeada pelas ntics aplicadas em diferentes contextos sociais. no ppp, da ufsm, destaca-se a importância dada as ntics nas diferentes áreas, disponibilizando amplos sistemas de informação e recursos tecnológicos, além da ead. busca-se, também investir na capacitação de pessoas para o uso das tics. por isso, acredita-se que a formação acadêmica deve ter caráter inovador, adequado às transformações sócio-culturais.

conclusões:

as diretrizes curriculares (a partir de 2002) e os ppp dos cursos de licenciatura em educação física e de latu sensu em educação física escola/cefd, além do ppp da ufsm destacam de forma direta ou indireta a questão da mídia, da comunicação e das tics enquanto processo social. em 2005, o cefd/ufsm, iniciou o processo de extinção do currículo versão 1990 e o processo de implantação do novo currículo do curso de educação física: licenciatura. no novo ppp, questões envolvendo a área de cmmef foram contempladas na disciplina "educação física e as ntics". entende-se, que o curso reconhece a importância das ntics na formação e no mercado de trabalho do profissional de educação física, e busca intervir, através de projetos pedagógicos, na construção de uma consciência crítica frente às novas tecnologias. a dimensão das tics no que se refere a sua importância e influência na sociedade, com ênfase no sistema escolar, tem sido objeto de estudo em diferentes instituições de ensino superior. a ufsm, ao compreender as transformações que ocorrem no sistema educacional, produzidas pelos avanços tecnológicos, esta ampliando as possibilidades de interação e acesso as tics, aos recursos pedagógicos e técnicos. os documentos analisados destacam que o uso das tecnologias deve ocorrer de forma integrada quanto à diversidade de meios e quanto à abordagem interdisciplinar. acredita-se que a tecnologia educacional pode ser utilizada como uma eficiente ferramenta na formação cognitiva e intelectual do homem. a questão que estuda a relação entre ntics e a sociedade na educação física é recente e requer maior atenção, buscando identificar e definir seus conceitos e suas implicações, já que são dispositivos que mediatizam e influenciam nossas representações.