Resumo

Acredita-se que a escola pode promover uma educação visando à formação de sujeitos que valorizem condutas cooperativas, justas e respeitosas em relação às pessoas com quem convivem. A escola pode contribuir para despertar nos alunos o desejo de se desenvolver moralmente, já que o cumprimento de normas e regras é condição mínima para que o sujeito constitua-se como alguém correto, o que não é suficiente para tornar o sujeito moral. Para isso, é importante saber como o ser humano pensa. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é compreender os argumentos que fundamentam as decisões de alunos pré-adolescentes acerca de um dilema moral que pode ocorrer durante aula de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, envolvendo 17 alunos de 9º. Ano do Ensino Fundamental, com base em amostra não probabilística e intencional. Os dados foram gerados por meio de entrevista semi estruturada com os sujeitos da amostra após terem se posicionado, oralmente, a respeito de um dilema moral apresentado pela pesquisadora. As respostas obtidas confirmam os argumentos descritos para os diferentes níveis de juízo moral descritos pela Teoria de Köhlberg.

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