Resumo

Introdução: No handebol há vários tipos de arremessos que podem ser utilizados pelos alunos/atletas para realização de um gol. Dentre eles, destaca-se a rosqueta pelo efeito especial de plasticidade que a bola produz em termos de espaço, corporeidade, cognição e definição do lançamento. Objetivo: Discutir e refletir o sentido da práxis pedagógica do professor sobre a execução de um arremesso especial denominado rosqueta no handebol, este envolve aspectos da cognição, motores e autonomia do indivíduo. Método: A pesquisa partiu de observações e vivências anteriores e fundamenta-se na pesquisa bibliográfica de característica narrativa, que busca discutir acerca da ação gestual do arremesso rosqueta, que por sua vez envolve uma série de fatores vivenciados no processo de ensino aprendizagem e treinamento. Discussão: Na aprendizagem da rosqueta, o processo é longo, até que o indivíduo entenda a intenção, a necessidade e a razão da aplicabilidade desse arremesso, sendo capaz de decidir qual o melhor momento de executá-lo. Conclusão: Diante dessas proposições descritas, é possível afirmar que o aluno/atleta esteja sendo comprometido por seus processos cognitivos e motores que envolvem a condução da aula/treino, junto ao comportamento do professor, que eleva a liberdade e a criatividade desse indivíduo em realizar o que deve ser feito.

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