Resumo

O Kung-Fu é talvez a mais antiga arte marcial existente. Perpassou por diversas ,culturas dentre séculos até hoje. Nesse período, incorporou diversas técnicasensinamentos e valores éticos e morais, que são ministrados em suas aulas. Atualmente, apresenta uma visão multifacetária, inserindo-se na área desportivocompetitivalazer, terapia ocupacional e no caráter educativo e disciplinadorrefletindo positivamente na vida dos praticantes. Contudo, fatos recentes noticiados ,pela mídia colocaram que as artes marciais estimularam a violência por parte de ,alguns praticantes chamados de "pitboys". Portanto, foi investigado se o Kung-Fu ,estimula ou não a violência de jovens praticantes entre 14 a 25 anos. Analisou-se ,amplamente a natureza pedagógica e filosófica do Kung-Fu estilo "Garra de Águia"sendo assim, um estudo de caso (pesquisa qualitativa). Também foram averiguadas ,funcionalmente as técnicas da 1ª graduação (faixa branca) observando se elas ,estimulam ofensiva ou defensivamente os praticantes. Foram verificados os motivos ,de ingresso e permanência dos alunos no Kung-Fu. Acredita-se na importância do ,trabalho, pois o mesmo busca acrescentar dados qualitativos à comunidade ,científica, já que as pesquisas produzidas nacionalmente são em maioria da área ,biológica. A pesquisa se deu in loco (3 academias) utilizando observação participante ,e entregando aos alunos um questionário fechado buscando dados quantitativos ,complementares. Posteriormente, alunos selecionados aleatoriamente responderam ,uma entrevista semi-estruturada individual para dados qualitativos. A defesa da ,dissertação ocorreu em Março de 2011.

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