Articulação Teoria-prática na Atividade Física Adaptada: Uma Metodologia de Abordagem
Por Maíza Moreira da Silva (Autor), Jennyfer Suellen Santiago Veloso (Autor), Emanuele Vieira da Rocha (Autor), Daniel Massote Magalhães (Autor), Kátia Euclydes de Lima e Borges (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A adequada articulação entre a teoria e a intervenção prática na área da Atividade Física Adaptada (AFA) apresenta-se como um constante desafio para os profissionais dessa área. A disciplina Teorias da Atividade Física Adaptada, ofertada pelo curso de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG) em parceria com o Projeto SUPERAR, da Prefeitura de Belo Horizonte, propõe expor os alunos da graduação à esta possível articulação. Nessa disciplina são discutidas quatro das principais teorias que sustentam as intervenções na área da AFA, nomeadamente, a teoria da Auto atualização, de Abraham Maslow, a teoria do Self, de Carl Rogers, a teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner, a teoria da Valorização do Papel Social, de Wolf Wolfensberg, e as participações práticas são realizadas sob o comando dos profissionais do Projeto Superar. O principal resultado esperado, a partir da metodologia utilizada nessa disciplina, é, por um lado, estimular os futuros profissionais a buscarem o embasamento teórico para sustentarem suas intervenções e, por outro lado, motivalos a discutirem teoricamente suas intervenções.