As Abordagens Pedagógicas na Educação Física: a Visão dos Acadêmicos a Respeito da Prática de Ensino da Puc-pr

Por: Simone de Miranda.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa é um estudo baseado na visão que os alunos-estagiáriostêm a respeito do impacto causado pelas abordagens pedagógicas e a sua influência na prática doestágio-supervisionado docurso de Educação Física da PUCPR. O estudo foi desenvolvido pelo levantamento bibliográfico das tendências pedagógicas e de que forma os paradigmas da educação influenciaram a Educação Física. Objetivou-se registrar comoas abordagens se caracterizaram nas ações pedagógicas dos professores de Educação Física. Apesquisa contemplou nos depoimentos dos alunos-estagiários os fatoresque determinaram: sua escolha profissional; expectativas emrelação ao curso; relação das disciplinas pedagógicas com a disciplinade Prática de Ensino e a satisfação atual com o curso. Os relatos dos alunos-estagiários foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada. O registro das observações da prática e das reflexões dos acadêmicos foi efetuado no cotidiano do estágio-supervisionado. Procurou-se descrever como os alunos perceberam o evoluir da sua formação na prática do estágio-supervisionado. A pesquisa vivenciada com os alunos e a prática pedagógica proposta no estágio apontou para a necessidade de se repensar, com urgência, o perfil do profissional da Educação Físicaque a PUCPR deseja formar. Buscou-se elaborar uma reflexão crítica que gere nos docentes, vontade de exercer uma prática inovadora, deixando de lado as que não atendem às necessidades prementes dos atuais educandos, e, com isso, levá-los a serem profissionais críticos, transformadores e sabedores ao fazerem aliança da competência técnica com as exigências da sociedade.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.