As Actividades Lúdicas nos Recreios e a Prevenção da Violência na Escola

Por: Amália Rebolo Marques, Beatriz Pereira e Carlos Neto.

XV Conferência Mundial do IPA

Send to Kindle


Resumo

O direito ao jogo está consagrado na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, contudo em determinados modelos de escola esses direitos não são respeitados. Nos recreios das escolas as crianças devem ter acesso ao jogo, escolher com quem querem jogar, decidir que jogos querem realizar e a sua duração. O recreio é um espaço de jogo para uma parte das crianças, ainda que para outras seja um tempo de vitimação. Em estudos realizados em diversos países da Europa concluiuse que a agressão/vitimação é mais frequente nos recreios do que em qualquer outro espaço da escola.
Em estudo realizado em escolas do 1º ciclo verificamos que o melhoramento dos recreios com equipamentos móveis reduz a agressão entre pares. De acordo com a revisão da literatura e trabalhos anteriores por nós realizados, apresentamos um modelo de intervenção em escolas do ensino básico do 2º e 3º ciclos, com base no diagnóstico da realidade, levado a cabo em duas escolas. As áreas prioritárias deste programa incluem o envolvimento de toda a escola, que deve ser traduzido no projecto educativo, no melhoramento dos espaços de recreio, na sua supervisão e na oferta de diversas actividades lúdicas e desportivas.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.