As Aprendizagens da Ginástica no Ensino Fundamental: a Organização dos Dados da Realidade

Por: , , , Marcelo Soares Tavares de Melo, e Rodrigo Oliveira Falcâo.

Movimento - v.21 - n.4 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo consistiu em analisar as aprendizagens da ginástica que entrelaçam o conteúdo e o signo em aulas de Educação Física na perspectiva crítico-superadora, no primeiro ciclo do ensino fundamental. Alinhada à abordagem teórica marxista, a pesquisa utilizou o método da ascensão do abstrato ao concreto, do geral ao singular, analisando 28 aulas documentadas num diário de campo. Concluiu-se que o processo de identificação dos dados da realidade materializou as aprendizagens elevando os níveis do pensamento teórico nos aprendizes que formaram representações sobre a ginástica, sendo esta um conteúdo e signo da Educação Física.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/47260

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.