As Apropriações e Objetivações do Conteúdo Judô nas Aulas de Educação Física Escolar

Por: Marco Antonio Lima Rizzo.

2011

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Resumo

O Judô enquanto uma prática corporal, por suas múltiplas relações com a sociedade,  deve estar inserido na escola, ainda que de forma precária e parcial. Esse conteúdo  permite que os alunos compreendam alguns dos motivos da criação das lutas que, em  sua origem, tinham como objetivo matar outro ser social. O Judô, hoje, possibilita  vislumbrar como o desenvolvimento tecnológico fez com que as lutas ocupem outra  posição na sociedade. O Judô é uma temática clássica da Cultura Corporal. Entretanto, para incluir e legitimar esse conteúdo nas escolas brasileiras, a melhor forma é adotar uma perspectiva que não priorize somente o saber fazer, mas sim uma pedagogia  lastreada na ciência histórica, na qual teoria e prática são encaminhadas em harmonia

Endereço: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2011-Marco_Antonio.pdf

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