As Artes Circenses na Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ilpi)

Por: Andressa Luiza Faralosso, Cleydiane Prass da Costa, Daiane da Cunha Ferreira Multas e Tawine Ludmila do Nascimento de Souza.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: O circo é um espetáculo milenar desperta interesse e entusiasmo nas mais variadas idades até os dias atuais, sua arte possibilita contribuições no ensino-aprendizagem. Idosos, por exemplo, carregam memorias magnificas do espetáculo do circo. A arte circense como expressão corporal pode trazer benefícios em todos os contextos, inclusive em Idosos institucionalizados. O objetivo das atividades circenses é mudar a visão do idoso de que quando chega nessa idade é só esperar a morte chegar, levando-o a um cenário onde o objetivo é criar novos significados para o corpo e movimento, tomando uma atitude ativa sobre seu bem-estar e sua saúde. Objetivo: Despertar a importância do circo para os idosos institucionalizado em suas diferentes manifestações: o circo, espetáculo e as atividades circenses. Metodologia: A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI) na cidade de DiamantinoMT, com 18 idosos entre 65 a 105 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, intervenção com aplicação de três atividades das artes circenses e um questionário. Resultados: Dificuldade para adaptar as atividades planejadas devido a poucos trabalhos feitos com o tema. Que as atividades circenses propostas foram bem aceitas pelos idosos, pelo fato de serem atrativas e chamativas, despertou alegria, divertimento espontâneo, prazer de viver e as memórias positivas ao lembrá-los da sua juventude, quando iam ao circo. Teve contribuições no que diz respeito aos domínios cognitivo, motor, afetivo, social e benefício na saúde mental e física. Conclusão: A atividade da arte circense foi enriquecedora para os idosos mesmo com suas dificuldades e limitações, pois a mesma não era trabalhada com os idosos, que mesmo com dificuldade por se tratar de uma área com a qual não tínhamos contato até momento conseguimos alcançar o objetivo. 

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.