Resumo

Nas últimas décadas, os cursos de formação de professores e professoras atentaram-se com maior empenho sobre a abordagem de conteúdos relacionados às manifestações circenses nos cursos de Educação Física, o que favorece valorização à pluralidade e a heterogeneidade do saber docente (TARDIF, 2002). Partindo das matrizes teóricas críticas (PACHECO, 2001) e pós-críticas (SILVA, 2003) da educação, é possível vislumbrar efetivamente a inserção das atividades circenses como forma de manifestação inerente à cultura corporal de movimento, viabilizada pela sociabilização entre aos alunos (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Não obstante, é preciso que se observe as manifestações circenses como um fenômeno produzido e reproduzido pela cultura popular e que, na contemporaneidade, ocupa espaço de expressão e comunicação, o que proporciona uma formação crítico reflexiva pelo conteúdo, favorecendo o desenvolvimento da autonomia do ser humano nas diferentes dimensões que o constituem (RODRIGUES, et al. 2016). Descrever uma experiência didático pedagógica junto ao componente curricular “Atividades circenses” no curso de formação de professores de Educação Física é objetivo deste texto em especial. Métodos: Um relato de experiência pedagógica relacionado à formação de professores e professoras de Educação Física escolar, foi adotado como recurso de comunicação científica. Trata-se da experiência vivida por discentes do 4º e 5º semestre do curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade privada, localizada na cidade de Mauá, São Paulo, Brasil. No total, 76 alunos e alunas frequentaram a disciplina de atividades circenses que foi oferecida. No período matutino, eram 34 alunos e, no período noturno, 42 alunos; a idade destes variava de 20 a 56 anos de idade. Semanalmente, as aulas ocorreram com 1h40min. de duração, totalizando 40h/a durante o 1º semestre letivo de 2018. As aulas eram pautas em atividades teóricas e práticas corporais, sendo que estas estratégias se alternavam semanalmente.

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