As Aulas de Educação Fisica Escolar : Uma Analise do Processo Inclusivoas Aulas de Educação Fisica Escolar: Uma Analise do Processo Inclusivo

Por: Maria Luíza Tanure Alves.

2009 06/02/2009

Send to Kindle


Resumo

O processo inclusivo na escola não diz respeito somente à oportunidade em desempenhar as atividades propostas pelo professor em sala, mas também em participar e estruturar uma rede de relações sociais junto aos seus colegas de classe. O objetivo deste estudo é analisar o processo inclusivo de crianças com necessidades educacionais especiais nas aulas de educação física escolar, identificando seus obstáculos e facilidades para acompanhamento dos conteúdos propostos e construção de uma rede social com seus pares. Participaram como sujeitos do estudo alunos com e sem necessidades educacionais especiais de uma escola pública brasileira durante o ano de 2007. Foram realizadas observações sistemáticas das aulas de educação física durante todo o período letivo, bem como a aplicação do teste sociométrico em dois momentos. As observações sistemáticas tinham como meta identificar as facilidades e obstáculos encontrados pelo aluno com necessidade educacional especial em relação aos conteúdos propostos, relações com os colegas e professora e o ambiente de aula. O teste sociométrico buscou avaliar a estrutura social desenvolvida pelo mesmo durante as aulas de educação física. Os alunos com necessidades educacionais especiais não demonstraram dificuldades para compreender e executar as atividades propostas, porém apresentaram dificuldades para estruturação de relações sociais recíprocas com os colegas de classe. Os resultados indicam que o processo inclusivo desses alunos não ocorreu de forma concreta, impedindo que a criança com necessidade educacional especial atingisse plenamente os objetivos e metas educacionais propostos nas aulas de educação física.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000443004&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.