As Competências Específicas do Profissional de Educação Física Que Atua na Orientação de Atividades Físicas: Um Estudo Delphi

Por: e .

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.11 - n.4 - 2003

Send to Kindle


.Resumo

O presente estudo propôs-se a estabelecer as competências específicas dos profissionais de Educação Física que atuam na área da Orientação de Atividades Físicas para grupos e indivíduos. Foi utilizada a Técnica Delphi com dois momentos distintos (rounds), a fim de alcançar um nível de consenso esperado entre os especialistas. Foram consultados os especialistas que atuam por mais de um ano na área da orientação de atividades físicas em diversas regiões do país, utilizando as listas de discussão do Centro Esportivo Virtual (CEV). Na análise dos dados, fez-se uso da estatística descritiva, mais especificamente as medidas de tendência central (média, moda e mediana), dispersão (desvio-padrão). As opiniões dos participantes do painel apresentaram consenso sobre as competências específicas ou essenciais ao profissional de Educação Física que atua na Orientação de Atividades Físicas. Dessa forma, foi possível detectar um conjunto de conhecimentos (conceitual, procedimental e contextual), habilidades (planejamento, comunicação, avaliação, incentivação e gestão) e atitudes necessárias ao desempenho profissional na área específica de atuação. Sobre as tendências de diminuição e aumento da importância atribuída às competências e o período em que acontecerá, os investigados opinaram que a importância atribuída tenderá a aumentar no período de 2002 a 2004. PALAVRAS-CHAVE: competência, competência profissional, profissional de Educação Física, orientação de atividades físicas.

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.