As Competências Específicas do Profissional de Educação Física: Um Estudo Delphi

Por: .

116 páginas. 2002 12/03/2002

Send to Kindle


Resumo

Na atualidade, a Educação Física brasileira atravessa um período muito importante, principalmente após a regulamentação da profissão (Lei 9696/98). Além disso, o modelo atual de formação profissional tem gerado algumas discussões de problemas que envolvem a relação entre o sistema educacional e o sistema ocupacional, em que o mercado de trabalho da área apresenta-se bastante dinâmico. Por um lado, têm-se ampliadas as opções de ocupação na área e, por outro, exige-se dos profissionais a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes para um melhor desempenho. Diante deste quadro, o presente estudo se propôs a estabelecer as competências específicas dos profissionais de Educação Física de acordo com as áreas de atuação da Docência em Educação Física no Ensino Fundamental e Médio, Treinamento Esportivo das diversas modalidades e Orientação de Atividades Físicas para grupos e indivíduos. Foi utilizada a Técnica Delphi com três momentos distintos (rounds), a fim de alcançar um nível de consenso esperado entre os especialistas. Foram compostos três painéis de especialistas, um para cada ocupação. Na análise dos dados, fez-se uso da estatística descritiva, mais especificamente as medidas de tendência central (média, moda e mediana), dispersão (desvio-padrão), como também as freqüências dos escores e percentagens de cada competência. As opiniões dos participantes nos três painéis apresentaram consenso sobre as competências específicas ou essenciais ao profissional de Educação Física. Desta forma, foi possível detectar um conjunto de conhecimentos (conceitual, procedimental e contextual), habilidades (planejamento, comunicação, avaliação, incentivação e gestão) e atitudes necessárias ao desempenho profissional nas áreas específicas de atuação. Sobre as tendências de diminuição e aumento da importância atribuída às competências definidas pelo estudo e o período em que acontecerá, os três painéis apresentaram opinião bastante similar de que a importância atribuída às competências tenderá a aumentar no período de 2002 a 2004. Espera-se que esta investigação possa fornecer informações tais que permitam àqueles envolvidos e preocupados com o desenvolvimento da profissão de Educação Física tomar decisões mais embasadas, explorar possibilidades e alternativas na delimitação e especificação das competências e atividades a desempenhar pelo profissional da área.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1946&listaDetalhes%5B%5D=1946&processar=Processar

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.