Integra

O objetivo deste estudo foi constatar o nível de importância atribuída às competências profissionais de treinadores esportivos catarinenses, considerando a formação acadêmica, os ciclos vitais e o nível das competições que atuam. O processo de seleção da amostra foi estratificado de acordo com as regiões do estado de Santa Catarina, participando da investigação 213 treinadores, de ambos os sexos, que atuam em modalidades coletivas e individuais nas diferentes Fundações Municipais de Esportes. Na coleta de dados foi utilizada a versão modificada da Escala de Auto-percepção de Competência (EAPC) adaptada de Simão (1998). Os testes qui-quadrado e de razão de verossimilhança, contidos no programa SPSS versão 11.0, foram empregados na análise estatística dos dados, cujo nível de significância adotado foi de 5%. As evidências encontradas confirmam a elevada valorização dos conhecimentos de biodinâmica, psico-sócio-culturais, gestão e legislação e teoria e metodologia do esporte, bem como das habilidades de planejamento e gestão esportiva, avaliação, comunicação e integração, auto-reflexão e atualização profissional para a intervenção de treinadores esportivos. Enquanto que os treinadores pós-graduados atribuíram maior importância às competências profissionais, os treinadores mais jovens e aqueles que atuam em competições estaduais e nacionais evidenciaram os conhecimentos de biodinâmica do esporte.

Acessar